Procedimentos


Biópsia Renal para Microscopia Ótica, Imunofluorescência e Microscopia Eletrônica


O Procedimento


A biópsia renal é um procedimento fundamental para o diagnóstico e prognóstico de doenças renais e sistémica sendo realizada a nível ambulatorial, não necessitando de  internação.


A biópsia renal, em particular, é um procedimento mais complexo que as biopsias comuns por isso são poucos os laboratórios que processam o material.


A rotina do processamento histológico de biópsias renais (BR), envolvem a microscopia de luz(ótica)comum e Microscopia eletrônica, a imunohistoquímica, especialmente os métodos de Imunofluorescência.


A Biópsia do rim geralmente é realizada sob "um guia", um método de imagem, como por exemplo, Ultra-sonografia.


Apesar da baixa morbidade e mortalidade,  essa técnica é um procedimento invasivo podendo ocorrer hematoma periférico, haja vista que o córtex renal é muito vascularizado, Portanto, a Biópsia Renal deve ser feita em locais com estrutura adequada e com pessoal treinado.


A via de acesso ao rim é percutânea, de preferencia guiada por ultra-som, ao nível da região do flanco direito ou  esquerdo, dependendo do rim escolhido.


É retirado no mínimo um fragmento filiforme  para cada tipo de análise, medindo 2,1 cm de comprimento x 0,2 mm de calibre.


Em todos os métodos existem alguns cuidados, como a preservação dos fragmentos retirados devendo ser acondicionados em frascos separados sendo 01 para microscopia de luz; 01  para a Imunofluorescência e 01  para a microscopia eletrônica. 


A coleta da biópsia renal (BR) geralmente é feita por agulha através da punção percutânea, tendo baixíssima mortalidade, mas é um procedimento doloroso, por isso deve ser realizado sob anestesia local com ou sem  sedação. Na grande maioria dos casos basta a anestesia local. A anestesia geral pode ser usada em pacientes não cooperativos.

Orientação:

  • A biópsia renal deve ser realizada de preferência no período da manhã.
  • O Paciente deve ficar deitado após a retirada do material por um período que varia entre 40 minutos a 01:00 hora.
  • O paciente deve trazer exames laboratoriais realizados anteriormente.
  • Trazer exame de Ultra-sonografia, caso  houver.

 

Preparo

  • Não há necessidade  de preparo.
  • Tomar um café da manhã  leve se o exame for realizado pela manhã

 

Recomendação


Pós-biópsia:


Após a biópsia, recomenda-se repouso por 24:00hs, pois pode ocorrer um pequeno sangramento perirrenal. Este sangramento é geralmente autolimitado, não exigindo nenhuma forma de tratamento.Também poderá haver sangramento na urina, sendo autolimitado.


Paciente deverá ficar, em repouso,  sem fazer exercícios físicos por um período de 07 a 15 dias e ficar afastado do trabalho pelo mesmo período dependendo da profissão. 


Clínica Dr. Rasmo © 2013 | Av. Getúlio Vargas , 86 - Centro - (34)3236-4931 | (34)3214-3409 - contato@rasmo.com.br Desenvolvido por: