Procedimentos


Biópsia Prostática Guiada por Ultra-sonografia Transretal


O Procedimento


A Biópsia de próstata realizada via transretal consiste na retirada e avaliação de amostras, de tecido da glândula, na forma de pequenos fragmentos para estudo histopatológico, ou seja, para diagnosticar a presença do câncer de próstata.


O procedimento normalmente é realizado no ambulatório e praticamente indolor.


Anestesia: Apesar da biópsia prostática transretal guiada por ultra-som está associada a um desconforto significativo e dor, a maioria dos urologistas não usam qualquer tipo de anestesia.


Em nosso serviço utilizamos a mais de 23 anos  dois tipos de anestésicos locais, sendo a saber: A administração retal de gel de lidocaína e/ou infiltração de lidocaína periprostática antes da biópsia. Método simples que consiste na administração de 15 mL de lidocaína na forma de gel administrado por via retal dez minutos antes da biópsia prostática ou 10 ml de uma lidocaína administrada sob a orientação do ultra-som em injeções periprostática de 5 mL e cada lado, quatro minutos, antes da biópsia. Durante anos, vez em quando, fazemos utilização da Escala Verbal Analógica (EVA) para avaliar o escore de dor:

  1. Durante a anestesia.
  2. Durante a biópsia.
  3. 30 minutos após as anteriores.


O resultado não mostrou diferença estatisticamente significativa entre elas, sendo os dois métodos satisfatórios para o alivio da dor. Em casos especiais utilizamos sedativos orais. 


Which anaesthesia should be recommended for prostate biopsy Autor(es): Mallick, S; Braud, F; Fofana, M; Humbert, M; Clervil, M; Blanchet, P Mar.2005(LILACS ID:41035)


 

Orientação:

  • A biópsia prostática deve ser realizada de preferência no período da manhã.
  • Não há  necessidade de sedação.
  • O Procedimento é realizado com anestesia local.
  • O Paciente deve ficar deitado após a retirada do material por um período que varia entre 20 minutos a 01:00 dependendo se houver sangramento.
  • Serão retirados no mínimo 12 fragmentos, sendo coletadas 02 amostras de três partes distintas de cada lado da próstata (anterior; média e base).
  • O material será acondicionado em frascos separados cuja análise será individual (por frascos, por fragmento).
  • O paciente deve trazer o valor da  ultima dosagem do PSA sérico.
  • Trazer exame de Ultra-sonografia, caso  houver.

 

Preparo

  • O paciente fará uso profilático com o antibiótico Norfloxacino 400 mg sendo um total de 06 comprimidos. Tomar 01 comp. VO de 12/12 hs.  Iniciar as 07:00 da manhã do dia do exame.
  • Aplicar uma bisnaga de Minilax via anal 01  antes do exame. Esse  medicamento poderá ser utilizado na dependência da Clinica  minutos antes do procedimento. 

Pós-biópsia:

Recomendação


Após a biópsia, recomenda-se repouso por algumas horas, pois pode ocorrer um pequeno sangramento pelo reto. Este sangramento é geralmente autolimitado, não exigindo nenhuma forma de tratamento.


Também poderá haver sangramento na urina, sendo autolimitado.


Paciente deverá ficar, em repouso,  sem fazer exercícios físicos por um período de 03 dias e ficar afastado do trabalho pelo mesmo período dependendo da profissão.

 

Clínica Dr. Rasmo © 2013 | Av. Getúlio Vargas , 86 - Centro - (34)3236-4931 | (34)3214-3409 - contato@rasmo.com.br Desenvolvido por: