Procedimentos


Biópsia de Mama



O câncer de mama é a maior causa de óbitos, por câncer, na mulher no Brasil. A detecção precoce é a forma mais eficaz de reduzir a mortalidade dessa doença sendo a Mamografia o exame mais eficiente para o rastreamento do câncer, devendo seu achados serem classificados de acordo com o sistema BIRADS


Sistema BIRADS (Breast Imaging Report and Data System) Consiste em um Sistema de dados e relatórios da imagem da mama, desenvolvido pelo American Collegy of Radiology e adotado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, Sociedade Brasileira de Mastologia e pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia sendo as alterações na mama classificadas de acordo com um léxico (dicionário) de terminologias com a finalidade de padronização dos laudos mamográfico, ultra-sonográfico e ressonância magnética para propor condutas adequadas frente aos achados.


 


 

A IMPORTÂNCIA DA BIÓPSIA


O diagnóstico conclusivo de uma lesão na mama se faz através de uma avaliação citológica ou histológica para definir as próximas condutas de segmento ou de tratamento de eventuais patologias. A biópsia é um passo fundamental no manejo do câncer de mama, pois 80% das imagens suspeitas biopsiadas apresentam resultados benignos. A confirmação de benignidade via biopsia, sem levar a paciente para o centro cirúrgico, pode evitar procedimentos mais complexos e gastos desnecessários. Além disso, a biopsia pode fornecer informações importantes quanto ao tipo de malignidade encontrada e ajudar em um eventual planejamento cirúrgico.


A biopsia é recomendada para todas as pacientes com achados suspeitos de acordo com a Classificação BIRADS, histórico e avaliação clínica do médico. A biópsia (cito-histológica) pode ser realizada por diferentes métodos:


Clínica Dr. Rasmo © 2013 | Av. Getúlio Vargas , 86 - Centro - (34)3236-4931 | (34)3214-3409 - contato@rasmo.com.br Desenvolvido por: