Procedimentos


Biópsia por Punção Aspirativa por Agulha Fina – PAAF



Realizada através da inserção de uma agulha de calibre reduzido a PAAF permite a retirada de fluido e material celular (não de tecidos) para análise citológica (das células).


Por ser realizada com uma agulha de apenas 22 ou 25 gauge a PAAF normalmente não requer anestesia.



 

Indicações, Riscos e Resultados:


De acordo com o consenso do INCA (Instituto Nacional de Combate ao Câncer), a PAAF é uma opção para biopsia de lesões palpáveis como no caso de “nódulos regulares ou levemente lobulados que possam ser um cisto”, mas não é recomendada nos casos de lesões não-palpáveis como micro-calcificações.


Por somente fornecer material citológico, e não histológico, a PAAF é normalmente reservada para aspiração de cistos e outros casos como drenagem de abcessos e hematomas.


 

O Procedimento


O procedimento PAAF é minimamente invasivo, sendo realizado no consultório médico ou em ambiente ambulatorial. Apesar de ser um procedimento simples, rápido, de baixo custo e relativamente preciso quando usado nas indicações corretas, seu uso deve ser criterioso pois a PAAF apresenta: 

  • entre 2% e 10% de resultados falsos-negativos; 
  • 20% de material inadequado a análise 21.

 


Clínica Dr. Rasmo © 2013 | Av. Getúlio Vargas , 86 - Centro - (34)3236-4931 | (34)3214-3409 - contato@rasmo.com.br Desenvolvido por: