O exame de abdômen total tem como objetivo avaliar de forma sistemática órgãos e vísceras da cavidade abdominal, incluindo o retroperitônio e pelve. Serão avaliados: A localização do órgão, o aspecto anatômico, as dimensões, ecotextura e ecogenicidade e suas alterações incluindo o fígado, a vesícula biliar, vias biliares, os rins, o pâncreas, a bexiga, os grandes vasos, o retroperitônio, o útero e anexos e, eventualmente, alças intestinais do trato gastrointestinal, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.
Orientação:
Para realizar o exame de Abdômen total há necessidade de o paciente estar em jejum para evitar que a vesícula biliar se esvazie impedindo a visualização de cálculo, além de permitir avaliar de forma adequada órgãos mais profundos. O exame deve ser realizado com repleção da bexiga, visto que estando cheia ela desloca as alças intestinais para cima e atua como uma janela acústica para a transmissão das ondas ultrassônicas, facilitando a visualização e avaliação dos órgãos e estruturas da região pélvica.
Preparo:
Este exame necessita de preparo prévio. Para a realização deste exame será necessário jejum, conforme as seguintes orientações:
Até dois anos de idade: jejum de 3 horas;
Entre dois a cinco anos de idade: jejum de 4 horas;
Entre cinco a 12 anos de idade: jejum de 6 horas;
Acima de 12 anos: jejum de 8 horas.
Mesmo que o paciente já tenha feito cirurgia da vesícula o jejum continua sendo obrigatório. Não há necessidade da suspensão de medicações, contanto que sejam tomadas com água. Uso de laxante:
Acima dos 12 anos de idade há necessidade de uso de laxante.
Uma parte dos serviços de imagem não solicita uso de laxante.
Em nosso serviço realizamos o exame sem uso de laxante somente em caso de urgência.
O uso de laxante é imprescindível, haja vista que muitos pacientes apresentam-se com queixa clínica de patologia localizada no retroperitônio, atrás das alças intestinais. A avaliação sem preparo fica dificultada em virtude de acentuada interposição gasosa de alças intestinais. As adenomegalias, o Tumor de pâncreas, as alterações de colédoco tais como cálculo e aneurisma da aorta podem não visualizados devido a dificuldade técnica.
Paciente deve tomar 02 comp. de Lacto-purga por volta das 16:00 hs. Seu efeito ser fará por volta de 08:00hs. Com isso o paciente terá uma noite de sono tranquila.
Na falta de Lacto-Purga poderá fazer uso de Dulcolax 01 colher de sopa às 16:00hs
Para a repleção da bexiga o paciente deverá tomar água ou chá, observando as seguintes orientações:
Menores de três anos: ingerir uma mamadeira de água ou chá ou dois copos de água 30 minutos antes do exame;
De três a 10 anos: beber de três a quatro copos de água 1 hora antes do exame;
Acima de 10 anos: beber quatro copos de água 1 hora antes do exame.
Caso tenha alguma dificuldade na ingestão ou na retenção do líquido, deixe para beber a água na clínica. Para isso, chegue com 1 hora de antecedência.
Recomendação:
Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnóstico mais precoce e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais. Em caso de dúvidas ligue (34) 3236.4931 e fale com a atendente para qualquer esclarecimento. Normalmente o laudo do exame é entregue imediatamente após sua execução ou em até três dias úteis, salvo quando houver necessidade de uma avaliação mais ampla que dependa de um estudo de casos. O laudo e imagens do exame não estarão disponíveis em nosso site.