Procedimentos


Ultra-sonografia de Abdome Superior com Prova de Boyden


O Procedimento 


A prova de Boyden consiste em um exame complementar ao exame de Ultra-som de abdômen superior para avaliar os mecanismos de contração e esvaziamento da vesícula biliar.


  

Orientação


Para realizar o exame de Abdômen superior há necessidade de o paciente estar em jejum para evitar que a vesícula biliar se esvazie impedindo a visualização de cálculo, além de permitir avaliar de forma adequada órgãos mais profundos.


Serão avaliados a localização do órgão, o aspecto anatômico, as dimensões, ecotextura e ecogenicidade e suas alterações incluindo o fígado, a vesícula biliar, vias biliares, o colédoco, os rins, o pâncreas,  grandes vasos, retroperitônio e, eventualmente alças intestinais do trato gastrointestinal, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.


Preparo Preparo e Orientações para US de Abdome Superior com Prova de Boyden.


Uso de laxante


Acima dos 12 anos de idade há necessidade de uso de laxante. Uma parte dos serviços de imagem não solicita uso de laxante. Em nosso serviço realizamos o exame sem uso de laxante somente em caso de urgência. O uso de laxante é imprescindível, haja vista que muitos pacientes apresentam-se com queixa clínica de patologia localizada no retroperitônio, atrás das alças intestinais.  A  avaliação sem preparo fica dificultada em virtude de acentuada interposição gasosa de alças intestinais. As adenomegalias, o Tumor de pâncreas, as alterações de colédoco tais como cálculo e  aneurisma da aorta podem não visualizados devido a dificuldade técnica.


Não há necessidade da suspensão de medicações, contanto que sejam tomadas com água. ü  Mesmo que você já tenha feito cirurgia da vesícula o jejum continua sendo obrigatório.


  • Paciente deve tomar 02 comp. de Lacto-purga por volta das 16:00 hs. Seu efeito ser fará por volta de 08:00hs. Com isso o paciente terá uma noite de sono tranquila. Na falta de Lacto-Purga poderá fazer uso de Dulcolax 01 colher de sopa às 16:00hs;
  • Para a realização deste exame será necessário jejum de 8 horas;
  • A primeira parte do exame é feita em jejum. Para a segunda parte será necessária a ingestão de um lanche rico em gordura (fornecido pela clínica) para desencadear a contração da vesícula. O exame será finalizado após cerca de 40 minutos, tempo necessário para que a ingestão do lanche estimule o esvaziamento da vesícula. (Prova de Boyden).
  
 

Recomendação


Caso tenha exames anteriores relacionados à região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnóstico mais precoce e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.


Em caso de dúvidas ligue (34) 3236.4931 e fale com a atendente para qualquer esclarecimento.


Normalmente o laudo do exame é entregue imediatamente após sua execução ou em até três dias úteis, salvo quando houver necessidade de uma avaliação mais ampla que dependa de um estudo de casos.


O laudo e imagens do exame não estarão disponíveis em nosso site.


Clínica Dr. Rasmo © 2013 | Av. Getúlio Vargas , 86 - Centro - (34)3236-4931 | (34)3214-3409 - contato@rasmo.com.br Desenvolvido por: